CAP. HENRIQUE JOSÉ BARBOSA




CAPITÃO HENRIQUE JOSÉ BARBOSA

            “O Herói de duas Guerras”- Nasceu em Canguçu em 19/08/1820, filho de Antônio José Barbosa, natural de Guilhufe, Portugal e de Maria da Silva Mota, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Foi batizado em 27/08/1820, pelos padrinhos Francisco Ferreira de Souza e esposa Joana Leite.
            Era casado com Anna Izidra Ferreira Leite, nascida em 15/05/1833 e que faleceu em 1920 com 87 anos.
            Tiveram os seguintes filhos: Henrique José, Balthazar José, Anna, Antônio, Maria e Francisco José, o qual não chegou a conhecer, tendo este nascido em 1865, início da Guerra do Paraguai.
            O Capitão Barbosa, embora já houvesse constituído família, não hesitou em participar da “Brigada de Voluntários Riograndenses”, ao comando do General Antônio de Souza Neto, herói de 35, composta de 1500 cavalarianos e a quem coube, em nome do Império, fazer a vanguarda na Campanha de Intervenção no Uruguai, a favor da “Cruzada Libertadora”, do General Venâncio Flores, grande amigo do Brasil, que se alçava em armas contra a autoridade do Presidente Atanásio Cruz Aguirre, que entre outras, praticava uma série infinda de agravos às pessoas e bens de brasileiros domiciliados no Uruguai.
            O Capitão Barbosa, bravo e sobretudo, cônscio de  seus deveres de cidadão brasileiro, não resistiu ao chamado da Pátria ultrajada e partiu novamente para a Guerra, na luta contra  Solano Lopes no Paraguai. Guerra esta, que duraria seis longos anos. Participou como oficial do “14° Corpo de Voluntários de Cavalaria de Canguçu”, que juntamente com Piratini e Pelotas integravam a “Brigada de Voluntários” e o Corpo de Exército”, contingentes que participaram das vitórias de Humaitá, Avaí, Lomas Valentinas e Curuzu, Glórias do Exército Brasileiro.
            Henrique José Barbosa, embora tendo enfrentado as dificuldades e carências de ensino, que então se fazia sentir em toda a província, adquiriu uma boa cultura, principalmente para a época, foi homem de fé inabalável, esposo dedicado e pai extremoso, virtudes que se evidenciam  em sua vasta correspondência, enviada a esposa de 1855 a 1867 e das quais 28 cartas, foram salvas do extravio.
            Ainda poderíamos falar sobre sua vida, seus sonhos, seus ideais e que afinal não pode realizar, no entanto vamos finalizar com o que disse dele o historiador canguçuense, Coronel Cláudio Moreira Bento, nas comemorações alusivas ao “Centenário do Término da Guerra do Paraguai”, em 1970, no Rio de Janeiro:
            “Capitão Henrique José Barbosa
            Herói de duas Guerras
            Bravo Cavalariano- voluntário de Antônio Neto
            Tuas cartas, conservadas com veneração pelos teus pósteres
            Trazem-nos a lembrança e após um século
            Teus sofrimentos, tuas privações e, sobretudo, tuas saudades
            De teus entes queridos e do teu amado Canguçu
            Os quais não tivestes a ventura de rever ou abraçar
            Pois tombastes no campo santo da honra
            Em holocausto a Pátria Brasileira

                                                                         Pesquisa-   Marlene Barbosa Coelho - 1985   
   
.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário