quinta-feira, 16 de maio de 2013

FESTA CÍVICA - INAUGURAÇÃO DE RETRATOS


     Os leitores do insigne e valente órgão republicano, o Diário Popular, já tinham conhecimento da solene e imponente festa inaugural, projetada nesta vila para 14 de julho, aniversário da promulgação da sábia e magna lei Constitucional do Estado do Rio Grande do Sul, festividade esta promovida por iniciativa  do nosso distintíssimo amigo Coronel Genes Bento, honrado vice-intendente deste município.
       Ao comemorar-se esta gloriosa data, todos os corações verdadeiramente republicanos palpitam, todos os rio-grandenses invocam o nome do grande chefe imortal, todo o novo continente se ergue em peso para solenizar o dia 14 de julho, em comemoração à república, a liberdade e a independência dos povos americanos, pois não somente uma data de conquistas com a queda da Bastilha em 1789, é também a data mais  cara para o Rio Grande do Sul, quando em 1891 foi firmado auspiciosamente o invejável e primordial fato constitucional, eficazmente elaborado pelo grande mestre, o saudoso patriarca e egrégio chefe Dr. Julio de Castilhos.
       Cada dia que passa, cada dia que surge mais acentua e de um modo extraordinário a pujança do monumental partido republicano, regido pelo estatuto de 14 de julho e pelo seu redivivo chefe, sábio construtor desta inderrocável obra cujos ensinamentos estão confiados ao seu discípulo e guarda intemerato, exmo. Dr. Antônio Augusto Borges de Madeiros, integro chefe do partido republicano e presidente do Estado.

FESTA CÍVICA

     Tiveram entusiasmo e pompa desusadas as festas organizadas pela comissão respectiva, constituída dos prestimosos republicanos coronéis Genes Bento, Manoel H. da Rocha, tenentes coronéis Antônio Florêncio Duarte e João Paulo Prestes, capitães Pedro Estrella de Villeroy, Joaquim Antônio Barboza, Genuíno Gentil de Aguiar e major José Albano de Souza.
       Procuremos descrever, com cores ainda que pálidas,  essas festas solenes. No dia 14, desde manhã, muito cedo tremula em todos os edifícios públicos e na fachada do palacete intendencial o formoso pavilhão republicano, aos beijos carinhosos de uma viração cariciosa e que passava mansa e suavemente.
           O dia era de rosas.
         Nas principais ruas da vila, notava-se grande e desusado movimento; com o fim de dar brilhantismo a grande data, a excelente  banda musical Lyra Cangussuense deu retreta a tarde, na praça Marechal Floriano. Durante o dia foi imensamente visitado o edifício da Intendência: era uma verdadeira romaria,  o vasto salão de honra estava caprichosamente ornamentado, apresentando ao espectador, linda perspectiva, pelo apurado gosto da disposição dos retratos e flores.
        Das paredes, sobre ricos dóceis, adornados com lindas cortinas, pendiam os magníficos quadros, com os retratos em ricas molduras que iam ser inaugurados, do patriarca saudoso, Dr. Castilhos e impoluto, Dr. Borges de Medeiros, benemérito presidente do estado.
       Ao centro destacavam-se, sobre lindo dossel  artisticamente preparado, as armas da República, ladeadas dos retratos dos farroupilhas Bento Gonçalves e David Canabarro, repousando tudo sobre soberbo troféu, com as bandeiras Nacional e de 35. Via-se em larga fita, em letras de ouro, o dístico:”Salve 14 de julho”. Ornavam mais as paredes do amplo salão nobre da Intendência os retratos dos preclaros Pinheiro Machado, Dr. Campos Salles, dos ínclitos generais Deodoro da Fonseca, Hyppólito Ribeiro , Marechal Floriano Peixoto, José Garibaldi e muitos outros, formando tudo primorosa e correta ornamentação, da qual se encarregaram os ilustres cidadãos capitão Severiano do Nascimento, majores José Albano e Avelino Luz, que receberam francos aplausos.. 
       A noite, os edifícios públicos, Clube Harmonia, intendência municipal, repartição dos telégrafos, residência do  coronel vice-intendente e muitas outras casas da rua General Osório, ostentavam profusa e variada iluminação.

PASSEATA CÍVICA

         As 7 horas da noite, como estava anunciada, realizou-se a passeata cívica saindo o préstito do edifício da intendência.
         Puxavam o imponente préstito os membros mais proeminentes do partido republicano, conduzindo as bandeiras da República Nacional e de 35, precedidos da banda Lyra Cangussuense.
         Desfilou-se em soberba marcha (aux flambeaux), subindo ao ar inúmeros foguetes.
         O enorme préstito moveu-se em ordem pela rua Dr. Júlio de Castilhos e, chegando a rua General Osório, deteve-se em frente a residência do cidadão, coronel vice intendente e ai foi este saudado pelo cidadão sub-intendente do 1º distrito, Major Avelino Luz; o Coronel Genes Bento assomando a janela, respondeu agradecendo, em vibrantes frases a fineza dos seus correligionários produzindo em seguida brilhante discurso, enaltecendo as excelsas virtudes do portentoso organizador do Rio Grande, o saudoso Dr. Júlio de Castilhos e do benemérito e honrado presidente do Estado, Dr. Borges de Medeiros, concluindo por vivar a República, o patriótico governo do Estado e o partido republicano local, no que foi correspondido pela enorme massa popular que estacionava em frente a sua residência.
         Uma comissão constituída dos correligionários, Tenente Adolpho Barreto, Tenente- Coronel Antônio Florêncio Duarte, destacou-se para convidar o Coronel Genes Bento a incorporar-se ao préstito, movendo-se todos em seguida a percorrer as ruas principais.
     Em frente a redação do Íris estacionou, sendo saudada a imprensa republicana pelo talentoso escrivão Arthur Cruz; pelo Íris agradeceu o seu diretor proprietário.
     Após ter percorrido as principais ruas, regressou de novo o préstito à Intendência, onde ia ter começo a sessão especial de inauguração oficial dos retratos  dos preclarÍssimos patriotas.
    Durante o trajeto foram levantados entusiásticos e calorosos vivas a república, ao Dr. Borges de Madeiros, ao Senador Pinheiro Machado, ao grande estadista Dr. Campos Salles, ao conspícuo Coronel Pedro Osório, Vice-Presidente do Estado, as memórias as memórias impolutas de Castilhos, Benjamim Constant, do valoroso Marechal de Ferro e do general Bento Gonçalves.

A SESSÃO INAUGURAL

         No Salão de Honra da Intendência já aguardava a chegada do préstito, grande número de exmas famílias e senhoritas, notando-se o que há de mais seleto na sociedade cangussuense.
         Na passeata cívica e sessão compareceu o escol do partido republicano desse município.
       No local reservado para a sessão, tomaram assento os Srs. Coronel Genes Gentil Bento, tenente-Coronel Antônio Florêncio Duarte, Presidente do Conselho, os conselheiros municipais, Capitão Joaquim Antônio Barbosa, Majores José Albano de Souza , Nicolau Duarte, João Antônio Morales, Tenente- Coronel João Paulo Prestes e o cidadão secretário do município, assumindo a presidência o vice-intendente do município, secretariado pelo Major José Albano de Souza, secretário da comissão promotora das festas.
          As 8 horas foi aberta a sessão e, fazendo uso da palavra o Coronel Presidente da mesa disse que a sessão tinha por fim inaugurar os retratos do saudosíssimo e amado chefe, o excelso estadista Dr. Júlio de Castilhos, e do invicto sucessor, egrégio Dr. Borges de Medeiros, digníssimo Presidente do Estado e concluindo o seu brilhante discurso, declarou inaugurados os retratos.
       Imediatamente 4 gentis meninas correram as finas cortinas que cobriam os retratos, sendo dada prolongada salva de palmas pelo seleto auditório, executando a Lyra Cangussuense, o Hino Nacional, que foi ouvido de pé por todos os presentes, subindo ao ar, nesta ocasião, girândolas de foguetes.           Em seguida o Coronel Vice-Intendente, deu a palavra ao talentoso correligionário Tenente-Coronel João Paulo Prestes, orador oficial.
        O ilustrado advogado leu substancioso discurso de sua lavra, referindo-se com grande elevação de vistas as personalidades dos eminentes patrícios Drs. Borges de Medeiros e Castilhos.
    Ao descer da tribuna, foi delirantemente abraçado e saudado pelos correligionários presidente.
      O presidente deu a palavra ao 2º orador inscrito, o distinto telegrafista Severiano do Nascimento. O simpático orador, ao assomar a tribuna, foi pelo auditório recebido com uma prolongada salva de palmas; o seu discurso foi rápido e eloqüente. Em linguagem clara e precisa fez a apologia dos dois servidores da República.
    Discursaram ainda, com geral aplauso, os oradores inscritos, nossos distintos correligionários, Capitães Arthur Alves da Cruz e Genuíno Gentil de Aguiar. Ambos ao deixarem a tribuna receberam do auditório muitas felicitações. Falou por último, encerrando a sessão, o presidente da mesa e que em frases buriladas, repassadas de patriotismo, pôs em destaque a vida pública e privada dos eminentes vultos, concluindo a bem arquitetada oração por agradecer, em nome do partido republicano e da comissão promotora dos festejos, o comparecimento das exmas famílias, senhoritas, correligionários e mais pessoas presentes e erguendo, ao finalizar, na qualidade de 1ª autoridade do município, os vivas de estilo, que foram estrepitosas e unÍssonamente correspondidos.
          Merece os maiores  encômios, por parte do partido republicano cangussuense  e seus co-munícipes, o nosso amigo Sr. Coronel Genes Gentil Bento, operoso Vice-Intendente, que deve estar completamente satisfeito por ter visto seus esforços coroados do mais feliz êxito.
    Em toda a festividade notava-se e expressão vivíssima da concórdia e fraternidade entre todos os republicanos, abrilhantada pelas gentis patrícias, onde via-se a alegria e a franqueza, características do gaúcho rio-grandense.
   Não houve o menor incidente, observando-se somente satisfação, cordialidade e sorrisos em todos os rostos, terminando assim essa solene e notabilíssima homenagem prestada ao egrégio chefe  redivivo e ao presidente do estado, portanto, há muito tempo não se notava nesta localidade uma festa tão soberba e imponente, que rememorará eternamente no espírito daqueles que a assistiram. 

                                                                           Danton
(Fonte: Diário Popular de 21 de julho de 1905-   Arquivo Ângelo Pires  Moreira)


VIII Semana de Canguçu

Inauguração da Pinacoteca " Irmãos Prestes" - 22 de Junho de 1985

E/D  Dr. Nilson Meireles Prestes, Prfª Marlene Barbosa Coelho, Dr. Lúcio Newton Meireles Prestes, Drª. Ione Meireles Prestes, Ex Prefeito Odilon Almeida Mesko e  Srª Heloísa Rodrigues Mesko.

(Arquivo Fotográfico Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa)

         A Pinacoteca é composta por 17 quadros em exposição no Salão Principal do Museu  Municipal Capitão Henrique José Barbosa, que tiveram suas molduras ou pinturas restauradas pelos irmãos Nilson e Ione Meireles Prestes.
      Os quadros de Borges de Medeiros  e Júlio de Castilhos, que aparecem na fotografia são os mesmos inaugurados na Festa Cívica, acima descrita e pertencem a referida coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário